REFLEXÕES NO DIA DO SERVIDOR PÚBLICO

Processo URV – servidores ativos, aposentados e pensionistas devem entregar cópia do RG até 25 de novembro
26 de outubro de 2021
ASCAM avança na luta em defesa das carreiras dos servidores da Câmara
28 de outubro de 2021

REFLEXÕES NO DIA DO SERVIDOR PÚBLICO

No transcurso do Dia do Servidor Público, celebrado em 28 de outubro, saudamos as servidoras e os servidores da Câmara Municipal de Salvador, desejando que o Projeto de Emenda à Constituição (PEC 32/20) – Reforma Administrativa do Governo Federal – seja retirado de pauta ou derrotado pelo Congresso Nacional.

Como se não bastasse a grave crise econômica por que passa o país, agudizada pelo drama da pandemia de COVID-19 que assola o mundo desde 2020, vitimando mais de 600 mil brasileiros(as), dentre os quais as nossas colegas Cristina Melo e Cristina Assunção – homenageadas pela ASCAM com a denominação de CRISTINAS à atual Gestão da entidade -, justamente neste cenário os servidores públicos vêm sendo atacados pela mídia, Governo e Congresso, que juntos perpetram uma nova investida sobre os serviços públicos – a PEC 32, que pode significar também o fim dos serviços públicos à população, afetando principalmente os servidores e servidoras que estão à frente do atendimento ao público. Somente privilégios da elite do funcionalismo público não serão prejudicados.

Ao longo da pandemia, a população certificou-se, mais uma vez, da importância inegável do serviço público e de seus servidores, notadamente pela destacada atuação do SUS, que evitou que o número de infectados e óbitos causados pelo coronavírus fosse ainda maior. Agora, com a propalada Reforma, será a efetiva destruição não somente do SUS, como também do Instituto Butantan, da Defensoria Pública, das Universidades Públicas, da FIOCRUZ, dentre outros.

O texto em discussão no Congresso Nacional em nada impulsiona a Administração Pública brasileira, pois torna o Estado caro e ineficiente. Os concursos públicos serão praticamente extintos, uma vez que a PEC permite a terceirização de tudo, abrindo caminho para indicação e “apadrinhamento” político, e assim o Servidor Público não concursado fica comprometido com quem lhe deu o cargo. Possibilita a redução de até 25% do salário dos servidores; amplia a modalidade de contratação temporária por até dez anos e cria os denominados “Termos de Cooperação”, que permitem convênios órgãos públicos/empresas privadas, permitindo o compartilhamento de estrutura física e pessoal, ameaçando a gratuidade e qualidade dos serviços prestados.

Servidores Públicos, ativos e aposentados, serão profundamente impactados pela proposta do Governo Federal, que penaliza os trabalhadores e provoca o maior desmonte dos serviços públicos no Brasil. Aproveitaram o cenário de pandemia para urdir uma trama contra o Serviço Público tão devastadora quanto a COVID-19.

Por tudo isso, neste 28 de outubro, nunca foi tão necessário gritar a plenos pulmões: NADA A COMEMORAR. Somente a luta e mobilização permanentes de todos os servidores e o esclarecimento e reflexão da sociedade podem salvar o serviço público e seus servidores e servidoras.

Não à PEC 32/20!

Viva as servidoras e os servidores públicos!

Gestão Cristinas da ASCAM

print

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *